receitas

receitas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ALMÔNDEGAS ESTUFADAS COM LEGUMES, Bimby/ método tradicional

Quando pensamos em almôndegas, pensamos imediatamente, numas bolas de carne cozidas num molho super calórico, acompanhadas por um delicioso esparguete, ou umas batatinhas fritas e  até quem sabe por um reconfortante puré de batata....
Pois bem, a receita de hoje é um pouco diferente, nem o molho tem tantas calorias, nem o acompanhamento é tão pesado... Numa casa aonde se tenta constantemente iniciar uma dieta mais saudável, é necessário arranjar alternativas ao tradicional e de preferência que não percam em sabor.




Ingredientes:

- 600 gr de almôndegas de novilho (  alternativamente podem ser de carnes brancas ou de suíno )
- 150 gr de cebola
- 1 dente de alho
- 2 tirinhas de pimento vermelho
- 2 cenouras médias
- 1 courgette grande
- 4 folhas de repolho
- 0/5 alho francês ( só a parte branca )
- 100 gr de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 100 gr de vinho branco
- 400 gr de água
- 30 gr de azeite + uma colher de sopa para alourar as almôndegas na wok
- 1 colher de café de colorau
- 0/5 caldo de carne
- Sal/ pimenta caiena qb


Preparação

Comece por preparar o molho onde vai estufar as almôndegas. Coloque no copo da Bimby a cebola, o alho, o pimento e os 30 gr de azeite. Pique 5s/vel5. Adicione a polpa de tomate e refogue 5m/varoma/vel1. Adicione o vinho, a água,o caldo de carne e a folha de louro, tempere com sal,  pimenta e colorau. Programe 5m/varoma/vel2.
Se não tiver Bimby, pique os ingredientes do molho numa picadora e em vez de cozer o molho na Bimby, faça-o directamente na wok ).
 Entretanto corte em rodelas, não muito finas a courgette, a cenoura e o alho francês. A couve é cortada em juliana. Para preparar os vegetais eu utilizei a mandolina V5 da BORNER com a lamina das rodelas encaixada.


De seguida deite um pouco de azeite no fundo de uma wok, deixe aquecer bem e deite as almôndegas,  deixe alourar um pouco.


Quando o tempo da Bimby terminar, deite o molho sobre as almôndegas e adicione os legumes reservados, envolva delicadamente com uma espátula, tape com uma tampa contra salpicos e deixe cozinhar durante 15m.



                          



                         


 



Informações adicionais:

- Tempo de preparação: 30m
- Nº de doses: 3
- Grau de dificuldade: fácil
- Tipo de prato: prato principal
- Vegetariano: não
- Vegano: não
- Ingredientes principais: carne de novilho, polpa de tomate, courgette, repolho, cenoura