receitas

receitas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PARCERIA COM A SOVEX

Em 1959/60, o fundador da SOVEX, Manuel Gouveia Sobral, em viagens que fez à Inglaterra, aos Estados Unidos da América e ao Canadá, notou a evolução e os cuidados, que estes países dedicavam à alimentação natural.
Veio a constatar, posteriormente, que na França, Suíça, Alemanha, Bélgica e mesmo na vizinha Espanha, se fabricavam, igualmente, vários produtos orientados para alimentação racional, chamados dietéticos ou de regime.
Verificando a lacuna de tais cuidados e alimentos no nosso país e entusiasmado pelas perspetivas de um comércio inovador e de utilidade para a saúde, começou a planear a comercialização e a possível fabricação destes produtos em Portugal.
Nasce assim, a 10 de Março de 1962 , uma das pioneiras deste comércio em Portugal, a SOVEX, inicialmente, com sede na Amadora, tendo como primeiros fornecedores, a centenária Casa Santiveri S. A. de Barcelona (Espanha) e a Fine Foods Inc. da Califórnia (EUA).


Sovex em Lisboa
Sovex na Rua Passos Manuel, em Lisboa


Em 1963, a Sovex abre a sua primeira loja, nos números 80-A e 80-B da Rua Passos Manuel em Lisboa. Seguem-se em 1966, as lojas do Porto e de Setúbal, que foram de grande utilidade no desenvolvimento da dietética em Portugal, pelos esclarecimentos prestados às pessoas e pela sua divulgação.


image003


Os primeiros produtos comercializados foram sobretudo alimentares: bolachas, massas, pão e arroz integrais, vinagre de maçã, mel, melaço, extrato de malte, farinha de soja, compotas, pólen granulado, chás, chocolates para diabéticos, pudins e as farinhas “Fani”.
Os primeiros anos foram pautados por muitas dificuldades inerentes a um desconhecimento generalizado sobre a alimentação racional, por parte do público e por parte das autoridades que não sabiam que tipo de lei deviam aplicar ou como deveriam classificar estes produtos – na altura, a Direção Geral de Saúde inclui-os no ramo das mercearias.





jornais


Teve de ser feito um trabalho de esclarecimento e de formação em todo o País, por vezes directa e pessoalmente pelo fundador, outras vezes por correio, jornais e revistas, dando conta da existência e da utilidade destes produtos.




gama



À medida que os consumidores foram tomando conhecimento dos benefícios de uma alimentação saudável, foram pedindo uma gama cada vez mais vasta de produtos. Em consequência, foram surgindo mais colaborações com fornecedores estrangeiros e alargando-se o leque de produtos comercializados: Keimdïat (Alemanha), Vitagermine (França), Schoenenberger (Alemanha) e Lima (Bélgica).


 A nossa presença durante estes últimos anos em variadíssimos Congressos, Feiras e Exposições, foi igualmente uma forma de nos darmos a conhecer a terapeutas, lojistas e público em geral.
Produtos oferecidos pela Sovex

Sem comentários:

Enviar um comentário