receitas

receitas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

BOLO DE CLARAS, BIMBY

Esta receita é ideal para aproveitar aquelas claras que temos guardadas no frigorifico e não sabemos o que fazer com elas . No dia em que fiz este bolo tinha várias crianças em casa e queria fazer um bolo para o lanche ! Mas não tinha um ovo em casa , então pensei em pesquisar uma receita de bolo só com claras , e encontrei este ...As crianças e eu adoramos , ficou um bolo super fofinho . Para lhe dar um toque mais fresco , coloquei uma cobertura de lémon curd que tinha guardada no frigorífico. Acompanhei o bolo com um delicioso ice tea de limão caseiro bem fresco .






Ingredientes :
- 6 claras
- 100 gr de manteiga
- 200 gr de açúcar
- 100 gr de manteiga
- 350 gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 dl de leite
- 1 colher de sopa de óleo
- raspa de 1 limão
- 1 pitada de sal

Preparação :
Coloque no copo da Bimby  a borboleta e bata as claras em castelo com o sal, 6 min./vel. 3 1/2. Reserve. Sem lavar o copo, retire a borboleta e junte o açúcar com a manteiga , bata 2min/37ºC/vel3. Adicione o leite, a raspa de limão, o óleo, e metade da farinha e bata 20seg/vel4 Junte a restante farinha e o fermento e bata 10seg/vel3Com a ajuda da espátula envolva bem as claras em castelo sem bater.Leve ao forno pré-aquecido a 180º, em forma untada e polvilhada de farinha, +- 40 minutos, ou até estar cozido.









Informações adicionais :

- Tempo de preparação : 40 m
- Grau de dificuldade : fácil
- Nº de doses : 10
- Tipo de prato : sobremesa
- vegetariano : sim
- Ingredientes principais : claras, farinha , açúcar 

2 comentários:

  1. Gosto imenso de bolos de claras, são bem leves e sempre deliciosos. E muitas são as variações que se pode fazer com a mesma base de bolo.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Luísa Alexandra , os bolos de claras ficam sempre super fofos , eu descobri-os recentemente e fiquei fã ! tendo já feito esta receita e a receita do bolo de iogurte , mas só com claras. Beijinhos

    ResponderEliminar