Na correria do dia a dia, por vezes preparamos as refeições e depois não temos paciência para andar a fazer acompanhamentos. A mim acontece-me frequentemente isto, por isso é sempre bom ter aqueles legumes cozinhados no frigorífico, prontos a saltear, ou aquelas saladas já preparadas. Uma alternativa que gosto muito é a couve roxa em vinagre balsâmico.
Este acompanhamento pode ser feito em grande quantidade, pois tem a vantagem de ficar ainda melhor passados uns dias de ser preparado, combinando bem com carnes grelhadas, carnes fritas, peixes e saladas.
Ingredientes:
- 0/5 de uma couve roxa
- 2 colheres de açúcar amarelo
- 10 colheres de sopa vinagre balsâmico
Preparação:
Para preparar a couve em Juliana eu uso a mandolina V5 da BORNER, com a lamina das rodelas encaixada, na posição 2 ( quem não tiver este cortador, pode fazê-lo com uma faca ). De seguida coloco a couve numa taça funda, adiciono o açúcar e o vinagre balsâmico e envolvo bem com a ajuda de uma colher. Por fim tapo a taça com película envolvente e guardo ao frigorífico. No dia seguinte retiro a taça do frio, retiro a película e volto a envolver bem. Aí a couve já está bastante murcha. Volto a colocar no frigorífico e a partir do 3º dia já está pronta a comer. Esta couve aguente bem uma duas semanas no frio sem perder qualidades.
Mandolina V5 da BORNER |
Couve cortada em Juliana antes de levar o açúcar e o vinagre |
Couve com o açúcar adicionado e o vinagre |
Resultado final, ao fim de 3 dias, a couve já murchou, tem uma linda cor um sabor agridoce |
Informações adicionais:
- Tempo de preparação: 5m + 3 dias de repouso
- Grau de dificuldade: fácil
- Rendimento: 5 porções
- Tipo de prato: acompanhamento
- Vegetariano: sim
- Vegano: sim
- Ingredientes principais: couve roxa, açúcar, vinagre balsâmico
Visite o site da Borner AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário